Pages

sábado, 24 de janeiro de 2009

Simplesmente Ludov...


Recentemente fiz o download do EP "Dois a Rodar" (2003) e do cd "O Exercício das Pequenas Coisas" (2005) da banda paulistana Ludov. Sempre gostei do som deles, apesar de conhecer muito pouco da carreira do grupo. Assim como eu, muitas pessoas por todo o Brasil ficaram sabendo da existência do Ludov através da exibição do videoclipe da música "Princesa" (2004) pelo canal MTV Brasil. Não tardou para que ele alcançasse boa posição nas paradas do extinto programa Disk MTV e levasse a banda a ganhar um prêmio no Video Music Brasil daquele ano. Já a canção "Kriptonita" - outro sucesso da banda, concorreu em 2005 com três categorias na premiação.

A voz firme que embala o Ludov é de Vanessa Krongold, acompanhada das sonoridades do guitarrista Mauro Motoki, do baixista Habacuque Lima e do baterista Paulo "Chapolin".

Para mim, os grandes destaques do EP são as músicas Trânsito e o hit Princesa. Já no álbum o Exercício das Pequenas Coisas, as vinte faixas que o compõem são amistosas e flertam com diferentes possibilidades - o que poderia ser uma grande vantagem, acabou contribuindo para o enfraquecimento de algumas canções. Como exemplo, a faixa 14 "Gramado", que tinha tudo para ser um hit, perde-se apenas no decrescente refrão. E o que dizer da melancolia exagerada de "Todo esse ar", faixa 17 do cd??? É de ouvir e cortar os pulsos... E me pergunto também qual a função da faixa 13 "Supertrunfo", que passa dois minutos e meio entre uma bateria e guitarra que remetem ao som da banda gaúcha Bidê ou Balde, apenas com um cantarolado "Uhu-hu-hu-huuu"?

Tirando esses pequenos "tropeços", o Ludov é sem dúvida uma banda de respeito e personalidade, sabem fazer um som legal e inteligente - suas letras provam isso - e creio que o tempo os fará melhores. Essa é a minha torcida e garanto que também de todos os fãs ludovicos! Sorte e sucesso para o Ludov!

0 comentários: