Pages

sábado, 24 de janeiro de 2009

ONCE (Apenas Uma Vez) - o filme


Premiado com o Oscar 2008 de Melhor Canção Original - composta pelos próprios atores Glen Hansard e Marketá Inglová, com a música "Falling Slowly" - o longa Apenas Uma Vez traz uma linguagem diferente para o cinema contemporâneo. Apostando na música como fio condutor da história, o diretor e roteirista John Carney inova, dando espaço para as canções guiarem o público através da trama entre o músico e a florista. O ousado recurso causa a impressão de a película parecer-se com um belo videoclipe.

Um músico toca suas canções para os transeuntes através das ruas de Dublin, capital da Irlanda. No decorrer do dia-a-dia da cidade, aparece em seu caminho uma imigrante tcheca vendedora de flores, a qual traz em seu silêncio, a paixão pela música. O inesperado encontro desperta desejos e acaba por motivar os sonhos de cada um, envolvendo canções, poesia e imagens distorcidas propositadamente. Este é o início do filme, que foi gravado com poucos recursos e de forma independente.

Durante toda a obra, não se ouve o nome dos personagens e as músicas vão assumindo um papel fundamental, como se fosse um terceiro protagonista dentro do enredo. Elas traduzem os sentimentos contidos e substituem os estados psicológicos dos personagens, em uma edição em que as canções tocam na íntegra, por mais de uma vez.

A proposta de Carney - deixar como efeito o ambiente escurecer naturalmente - acaba por trazer à tona a realidade da cidade irlandesa. Como exemplo, temos a cena em que a florista volta para casa à noite, e encontra sua mãe e sua filha Jovanka. No apartamento da família, a iluminação é tão natural que não dá para ver o rosto das pessoas e os cômodos, deixando para o espectador "tatear" no escuro de sua imaginação, as imagens construídas pelo diretor e pela fotografia.

Este recurso relaciona-se com a proposta da câmera na mão, lembrando o estilo instituído pelo movimento Dogma, em 1995, em Copenhague - um cinema menos comercial e mais realista. Porém, o filme fica distante de certas normas ditadas pela escola, quando o áudio é gravado separado das imagens, sendo este bem apurado.

Sem seguir padrões comerciais, Apenas Uma Vez tem por propósito aguçar o ouvido de quem o assiste, levando o espectador a percorrer a lógica do belo romance - onde, nesse caso, a estrela principal é a música.

0 comentários: