Pages

sábado, 24 de janeiro de 2009

DORAEMON, o embaixador do anime!



Quem acompanhava quando criança a extinta TV Manchete, com certeza lembra de Doraemon e sua voz peculiar. O carismático gatinho-robô foi nomeado recentemente pelo ministro de Negócios Exteriores do Japão, Masahiko Koumura, como o embaixador do anime! Segundo o chefe do serviço diplomático japonês, não há nada que possa concentrar a atenção do mundo inteiro no Japão melhor que os animes e mangás. Além disso, mencionou também a grande aceitação da música pop japonesa ("J-Pop") tanto quanto a cultura de rua nascente no arquipélago; o que o leva a crer que tais ícones culturais possuem grande capacidade para atrair futuros aficionados e curiosos. Além de Doraemon, foram sondados para o mesmo cargo, Hello Kitty e Totoro, outros mundialmente famosos personagens de animes.

A iniciativa de ter como embaixadores culturais heróis de animes e mangás, foi uma questão de tentar restaurar a imagem pacifista do Japão, visto que alguns políticos do primeiro escalão iniciaram a discussão sobre a utilização de armas nucleares - justamente o ÚNICO país do mundo a ter sofrido um ataque atômico.

Em nota, o ministro afirmou esperar que Doraemon viaje pelo mundo todo, apresentando o lado positivo do Japão através dos animes e mangás.

0 comentários: