Pages

sábado, 24 de janeiro de 2009

O retorno de Night Shyamalan



Sexta-feira passada, dia 13 de junho, foi a estréia mundial do filme Fim dos Tempos (The Happening, em inglês) do diretor indiano M. Night Shyamalan. Sou fã desse cineasta, o qual dirigiu filmes como O Sexto Sentido (sucesso de bilheterias), Sinais, Corpo Fechado, A Vila e Dama na Água. Shyamalan prima por filmes de suspense, onde sempre têm como foco o sobrenatural. Seus longa-metragens transitam entre fantasmas, extraterrestres e até comunidades utópico-alternativas, TODAS cimentadas em puro suspense.

Sou capaz de dizer que de qualquer assunto (até o mais banal) esse cara inventa uma forma criativa de torná-la um bom suspense. Com O Sexto Sentido (1999), Shyamalan tornou-se revelação na arte de assustar e arrancou aplausos da crítica. Mas, no decorrer de suas atuais filmografias (A Vila e A Dama na Água), o diretor também conheceu o lado feroz dos críticos cinematográficos e uma parcela do público. Estes dois últimos filmes citados, foram considerados fracasso de bilheteria, jogando um "balde de água fria" em uma carreira que está apenas tentando se firmar ao longo do tempo. A meu ver, como exemplo, A Vila não foi bem aceita pelo público por este mesmo não saber interpretá-la. É a mais pura constatação que tive. Confesso que quando sai do cinema, achei uma porcaria o filme; mas veja: eu já havia sido "alertada".

Talvez esse seja um dos grandes problemas da questão: a influência que sofremos de comentários alheios. Mais tarde, resolvi fazer um trabalho para a disciplina de Comunicação Comparada, e resolvi analisar de forma acadêmica os filmes A Vila e a A Praia. O motivo? Simplesmente porque a crítica contrária ao filme me deixou bastante intrigada, e logo aproveitei para comparar com um filme de outro diretor que gosto, Danny Boyle. Os comentários de "A Vila é ruim", "Joguei meu dinheiro fora", me acenderam a curiosidade de saber o porquê que um filme vindo de um diretor tão talentoso fora tido como tão péssimo assim. Vi, revi, analisei e tive de mudar minha primeira impressão. Cheguei a conclusão de que eu - assim como os que não gostaram - não soube interpretar o filme. Mas eu até entendo: todo mundo esperava um suspense com um final fácil, digesto como tantos outros. E para completar, na época de estréia, passava uma propaganda na tevê dizendo para que as pessoas que tivessem assistido ao filme, não contassem o FINAL para os outros. Acho que esse foi o grande erro de marketing do filme: não prometa nada que um público incapaz não possa entender.

Fim dos Tempos mal estreou e já sofre com críticas pessimistas, mais uma vez massacrando a carreira de Shy. De diretor revelação, agora a imprensa cita nos títulos coisas como "filme do polêmico Shyamalan", "Shyamalan tenta reerguer-se em nova tentativa", como se as obras do cineasta não prestassem mais. Mundo cruel esse, hein? Em um dia, você é posto lá em cima, no outro, te arrebentam, pois já virou costumeiro tacharem-no de ruim, apenas por um possível equívoco.

Amanhã assistirei ao filme, mas agora como uma espectadora isenta de opiniões anteriores e até mesmo de minha própria admiração por todo o conjunto da obra de M. Night Shyamalan.

0 comentários: