Pages

domingo, 25 de janeiro de 2009

Francesas em alta no cenário musical mundial


ÉMILIE SIMON


De voz encantadora - beirando constantemente um tom pueril - a cantora francesa Émilie Simon foi a mentora de toda a trilha sonora do filme "A Marcha dos Pingüins".

Não é à toa que todo o magnífico processo de composição e canto foi premiado com o prêmio César de Melhor Trilha Sonora Original e o Victoires de La Musique - todos no ano de 2006.

Com cinco CDs lançados - La Marche de L´Empereur (2005), Émilie Simon (2006), Végétal (2006), The Flower Book (2006) e À l'Olympia (2007, ao vivo) - a artista mescla sua doce voz com a sonoridade eletrônica da lounge music e do pop. Até "Come as you are" da extinda banda Nirvana, foi tema de um de seus covers. Belo trabalho.



CARLA BRUNI


Atualmente mais conhecida por ser a Senhora Sarkozy - primeira dama da França - Carla Bruni largou as passarelas do mundo da moda em 1998 para dedicar-se à música.

Apesar da polêmica causada por ter sido fotografa nua para uma revista - muitos franceses repudiaram tal atitude - Carla provou para a crítica musical que possui excelente domínio vocal e sabe compor. Seu álbum de estréia, "Quelqu'un m'a dit", vendeu mais de 200 mil cópias na França e alcançou o topo de vendas na filial francesa da Amazon.

Até agora, a cantora mais valiosa para as lentes dos franco-paparazzo lançou três álbuns: Quelqu'un m'a dit (2002), No promises (cantado em inglês, 2006) e Comme Si De Rien N'Était (2008, cantado em francês e inglês). Voz doce e suave, mesclada com uma musicalidade folk. Sensibilidade na medida certa para seus ouvidos.



PLASTISCINES


Elas podem não ser a "salvação do rock" francês, mas com certeza são a nova revelação do gênero - considerando que a França não tem grande intimidade com o rock´n´roll.

As quatro meninas têm fôlego (e vontade) para alavancar sucessos de estilo pop e hardcore para um público adolescente e, por que não, emocore. Deixando a beleza e o fashionismo de lado - elas já foram capas de revistas de moda francesa - Katty (vocal), Marine (guitarra), Louise (baixo) e Anais (bateria) estão no caminho certo.

Basta deixar que o tempo traga a maturidade necessária para que novos projetos ganhem mais consistência sonora. Como se vê, há chances de sobra para elas.

0 comentários: