Pages

sexta-feira, 5 de março de 2010

COELHINHOS KAWAIIS QUE NÃO SÃO JAPONESES

E você acha que só no Japão existem mascotes fofinhos? Engano! É correto afirmar que por lá exista a maior concentração de bichinhos fofinhos e inimagináveis por metro quadrado do mundo, porém, há alguns destaques estrangeiros que também figuram no quesito "kawaii mascot". Escolhi abordar neste post dois personagens fofos que há muito tempo me confundem tanto pela aparência quanto pela nacionalidade, mas que são completamente distintos entre si: Miffy e Mashimaro.

Personagem: MIFFY
País: HOLANDA


Esta coelhinha (sim, é uma fêmea!) de traços minimalistas é criação do desenhista holandês Dick Bruna em 1955. Ao contar histórias para seu pequeno filho acerca de um pequeno coelho que avistara tempos atrás, Bruna teve a ideia de tranformá-las em ilustrações. Porém, havia algo que ele queria inovar no personagem: a roupa. Cansado de desenhar somente personagens com calças, o desenhista queria agora um toque da moda feminina: o vestido. Assim, o até então coelho Miffy transformou-se... NA Miffy! De lá para cá, acreditem, muito do design da coelhinha mudou, apesar do seu simples formato. Outra curiosidade diz respeito às cores: Bruna evita ao máximo utilizar cores secundárias e suas derivações, utilizando comumente as cores primárias e, quando quer expressar melancolia em Miffy, veste-a de marrom ou cinza.

Muitas pessoas acham que Miffy é uma personagem japonesa por parecer-se com o style line dos personagens da
Sanrio. Aliás, certa vez ao ser entrevistado por um jornal britânico, o desenhista fez declarações polêmicas sobre a Hello Kitty, entre elas, dizia que a famosa gatinha era uma cópia mal feita de Miffy. Polêmica à parte, o certo é que esta coelhinha é sucesso de vendas em variados produtos - tal qual a HK - e que seus maiores admiradores, ironicamente, são os japoneses.

Site oficial: Miffy


Personagem: MASHIMARO
País: CORÉIA DO SUL



Acho que ele ganha em popularidade da holandesa coelhinha, e como eu, muita gente ainda o confunde como invenção japonesa. Criado por Kim Jae In, este gordinho coelho de traços simples faz tanto sucesso quanto a Hello Kitty, tamanha é sua popularidade entre os coreanos. Também conhecido como "Coelho Estranho" por lá, Mashimaro é estrela de merchandisings infanto-juvenis. Ou seja: há infindáveis produtos com esse rostinho de sono estampado, tantos quanto o de sua rival nipônica (eu já vi ele por aqui em canetas, lapiseiras, estojos, etc).

Além disso, Mashimaro possui um amiguinho nos seus moldes: trata-se de Chocomaro, uma versão marrom dele.
Curiosidade: o nome Mashimaro vem da pronúncia que o sobrinho de Kim fazia, quando pequeno, para a palavra inglesa "marshmallow".

Site oficial: Mashimaro

3 comentários:

J.W disse...

São fooofos mesmo *-*

Unknown disse...

Olá, ^^

Eu sou a CM (community manager) do jogo Hello Kitty Online do Brasil. Temos e-mail de graça e você pode criar também um blog super fofo com temas da hello kitty, my melody entre outros, pode dar dicas e falar de moda, fama e etc.
No nosso site http://www.hellokittyonline.com.br/home/ você fica sabendo das novidades! Já viu o jogo?! Não perca tempo, é muito fofo, caso queira entrar em contato, fique a vontade ^^

Willians disse...

Adorei! São fofos ^-^
Quando puder posta sobre outros desses personagens