A revista brasileira Made in Japan (n° 135) fez uma matéria tão interessante sobre o grupo Tochka, que resolvi comentar um pouco sobre o trabalho incrível destas pessoas aqui. Pois bem, vocês devem lembrar de um comercial de um famoso banco nacional e de um protagonizado pelos VJs da MTV Brasil - em que ambos utilizavam luzes animadas e em rápido movimento, certo?
Se lembram, ótimo, é justamente aí que eu queria chegar: a proposta artística dos dois comerciais foi inspirada na técnica "pika pika" do coletivo japonês Tochka. Criado em 1998 por Nagata Takeshi e Monno Kazue quando eram estudantes da Universidade de Arte e Design de Kyoto, o Tochka (em japonês, "enquadramento") foi ganhando mais participantes e reconhecimento em diversos festivais de animação pelo mundo.
Se lembram, ótimo, é justamente aí que eu queria chegar: a proposta artística dos dois comerciais foi inspirada na técnica "pika pika" do coletivo japonês Tochka. Criado em 1998 por Nagata Takeshi e Monno Kazue quando eram estudantes da Universidade de Arte e Design de Kyoto, o Tochka (em japonês, "enquadramento") foi ganhando mais participantes e reconhecimento em diversos festivais de animação pelo mundo.
A principal proposta destes profissionais é trazer o cenário urbano para dentro do universo animado através da técnica destas lanternas coloridas especiais, fazendo assim do cidadão comum um personagem ativo da obra.
Assista abaixo um dos vários vídeos desta brilhante criação coletiva:
Assista abaixo um dos vários vídeos desta brilhante criação coletiva:
0 comentários:
Postar um comentário